Solventes Eutéticos Profundos Naturais (NADES) aplicados no preparo de amostras orgânicas e inorgânicas e determinação elementar por técnicas espectrométricas

Coordenadora: Clarice Dias Britto do Amaral

Integrantes: Floriatan Santos Costa, Luana Santos Moreira, Letícia Lima Ludovico e Alisson Moreira da Silva

Resumo: Os solventes eutéticos profundos naturais são descritos como uma alternativa econômica, de fácil preparo e que apresenta potencialidades quanto à extração de espécies inorgânicas. Além das características que conferem aos NADES propriedades importantes para extração de analitos, a versatilidade e a possibilidade de personalização de suas propriedades para aplicações específicas, configura-se como um diferencial. Nesse sentido, os NADES apresentam-se como alternativa viável aos solventes tradicionais, especialmente pela sua biodegradabilidade, segurança e baixo custo. Neste projeto, solventes eutéticos profundos naturais serão sintetizados e propostos como alternativa aos reagentes atualmente utilizados em etapas de preparo de amostra. Diferentes NADES serão sintetizados à base de precursores naturais, cujas propriedades e características mostraram-se promissoras na aplicação em extração de espécies inorgânicas. As propriedades físico-químicas dos solventes obtidos serão investigadas e caracterizadas em diferentes condições e técnicas. Além disso, estratégias de otimização multivariada e inteligência artificial serão empregadas tanto na otimização das etapas de síntese quanto na aplicação dos novos solventes no preparo de amostras para extração de espécies inorgânicas em diferentes matrizes orgânicas e inorgânicas.

Produções

Artigo — A greenness evaluation of deep eutectic solvents-based conventional extraction methods for elemental determination by spectrometry techniques

Tese — Solventes eutéticos profundos aplicados no desenvolvimento de métodos para determinação elementar em amostras de composição orgânica e inorgânica

Artigo — Microwave-assisted extraction based on emulsion breaking with natural deep eutectic solvent for vegetable oil sample preparation prior to elemental determination by ICP OES