Solventes Eutéticos Profundos Naturais (NADES): Síntese, caracterização e aplicações analíticas e eletroquímicas

Coordenadora: Clarice Dias Britto do Amaral

Integrantes: Alisson Moreira da Silva, Ana Caroline Jaski, Bruna Maria Hryniewicz, Floriatan Santos Costa, Izabel Cristina Riegel Vidotti Miyata, Luana Santos Moreira, Marcio Eduardo Vidotti Miyata, Rafael José da Silva

Financiamento: Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação/UFPR/FUNPAR

Resumo: Os Solventes Eutéticos Profundos Naturais (NADES) apresentam propriedades importantes para extração de analitos nas mais diversas matrizes, versatilidade e a possibilidade de personalização de suas propriedades para aplicações específicas. Nesse sentido, os NADES apresentam-se como alternativa viável aos solventes tradicionais, especialmente pela sua biodegradabilidade, segurança e baixo custo. Neste projeto, solventes eutéticos profundos naturais serão sintetizados à base de precursores naturais. Os solventes serão caracterizados e suas propriedades investigadas em diferentes condições por espectroscopia no infravermelho, análise termogravimétrica, análises reológicas. Além disso, estratégias de otimização multivariada e inteligência artificial serão empregadas na otimização das condições experimentais frente a aplicação de novos solventes no preparo de amostras para extração de analitos inorgânicos em diferentes matrizes de origem ambiental e determinação elementar por técnicas espectrométricas. Além disso os NADES serão aplicados na síntese de micro e nanoestruturas de polímeros condutores em eletrólitos alternativos, seguida da avaliação eletroquímica do material formado, destinado a aplicações em processos eletrocatalíticos e na construção de dispositivos armazenadores de energia.

LAESB UFPR

Departamento de Química - Av. Cel. Francisco H. dos Santos, 100 - Jardim das Américas
81531-980 | Curitiba | Paraná
@laesbufpr